sexta-feira, 24 de julho de 2015

Temperatura de referência

Temperatura de referência

A temperatura de referência padrão, isto é, a temperatura na qual instrumentos volumétricos vão conter ou verter seus volumes é de 20°C. Se o ajuste ou a calibração for realizada em temperaturas diferentes da padrão, os valores de medição correspondentes devem ser corrigidos (raramente encontramos instrumentos com temperatura de referência de 25°C ou 27°C).

Na grande maioria dos laboratórios, a temperatura ambiente é diferente de 20º C, então estamos comentendo um erro nas medições volumétricas?
Na verdade sim, porém devido ao pequeno valor do coeficiente de expansão do vidro, a temperatura de referência tem pouca influencia no uso prático já que desvios de medição resultantes da expansão de volume do instrumento de medição são geralmente menores que o limite de erro.

Temperatura do líquido 

Outro fator muito importante é a temperatura do líquido. Apesar dos instrumentos geralmente sofrerem variações menores que os limites de erro com a variação da temperatura, a densidade de alguns líquidos variam sensivelmente ocasionando erros de medição.

Se adicionarmos 250ml de um líquido a 35°C em uma proveta e deixarmos esfriar a 20°C, veremos que o nível do líquido irá diminuir. A magnitude desta variação depende do coeficiente de expansão volumétrica do líquido, que para soluções aquosas normalmente é pequeno mas aumenta em soluções concentradas e líquidos orgânicos.
Para água destilada, uma variação de 10°C não deve exceder 0,26%. Para soluções mais concentradas a variações esperadas devem ser maiores e podem superar 0,5%.

Evite, sempre que possível, realizar medições com líquidos em temperaturas diferentes da ambiente. Nos casos de misturas com reações endotérmicas ou exotérmicas, espere a temperatura voltar a se igualar com a do ambiente para avolumar balões e provetas.

Atenção!
Embora na maioria dos casos estes erros sejam pequenos, o somatório de todos os erros (temperatura, ajuste do menisco, tempo de espera, limpeza e outros erros de procedimento) podem  facilmente resultar em desvios muito acima dos limites de erro do instrumento.


Bibliografia:

Informações sobre Medições Volumétricas, BRAND GMBH + CO KG   -   Wertheim – Germany    -   Brochure – www.brand.de

Practical Laboratory Skills Training Guides – Measurement of Volume   -   Elizabeth Prichard


Nenhum comentário:

Postar um comentário